quarta-feira, 18 de maio de 2011

DEPRESSÃO

  
            Muita gente hoje em dia, se fecha por ser motivo de ser alvo de piadas e de brincadeiras que as magoam  ou seja por serem vítimas do famoso bullying, o importante é sabermos diagnosticar se essa pessoa não está em/com depressão.            
            Como o bullying é um assunto muito sério e deve ser destacado cada vez mais na sociedade, preparamos um post explicando tudo sobre depressão, o que ajuda-lo/la identificar se conhece alguém ou assume ser depressivo.
1 - O QUE É A DEPRESSÃO ?
R: Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente. 


2- COMO SE DESENVOLVE A DEPRESSÃO?

R: Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.
       As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como: estresse, estilo de vida e acontecimentos durante a vida (crises conjulgais, mortes etc)

3 - COMO SE DIAGNOSTICA A DEPRESSÃO?

R: Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz. Preste muito atenção se a pessoa estiver com pensamentos de morte própria ou transtorno nos sentimentos que afetam a vida diária e os relacionamentos pessoais (ex: sequência de : choro, risada, choro, risada - descontrole de humor ou até tornando-se só calado/a)

4 - COMO SE TRATA A DEPRESSÃO?
R: A depressão é uma doença reversível. O tratamento médico sempre é necessário, e varia de acordo com ao perfil de cada paciente.
    Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente, nos casos 
bem mais graves, podem ocorrer sintomas psicóticos como delírios, alucinações e ideação ou tentativas de suicídio. 

0 comentários:

Postar um comentário