segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ginástica Olímpica


Se você já acompanhou alguma  competição da ginástica olímpica deve ter percebido que as ginastas são bem baixinhas, e muitas pessoas tem uma grande dúvida . Será que a ginástica impede o crescimento das atletas?
Depois de ouvir um bocado dessa história, especialistas da Escola de Educação Física e Esporte da USP fizeram uma pesquisa com 51 ex-ginastas de alto nível e constataram que o treino não interferiu na sua estatura. Na verdade, elas são boas ginastas porque são baixinhas e não baixinhas porque são ginastas, sacou?
É que meninas baixas e magras têm o biotipo perfeito para a execução das piruetas, giros, mortais etc. “Um físico de menor porte atende melhor às exigências da biomecânica para fazer alavancas e vencer a inércia”, explica Raul Alves Ferreira Filho, professor que participou da pesquisa. E mais: além da baixa estatura, muitas das garotas que se dão bem na ginástica olímpica ficam menstruadas mais tarde (por uma questão genética). Ou seja, elas ainda não passaram pela fase do estirão, têm menos peito, quadris mais estreitos e pouca gordura corporal. Por isso, acabam se dando melhor naquelas manobras que exigem corpo rápido e dinâmico. As altas, coitadas, acabam naturalmente excluídas da elite desse esporte.

0 comentários:

Postar um comentário