Por vários motivos. O frio inibe a movimentação dos cílios presentes nas vias respiratórias. Com isso, eles não conseguem realizar com a mesma eficiência seu trabalho de aquecer e filtrar o ar que entra no nosso corpo. Resultado: a chance de um vírus entrar e se instalar por ali é maior.
Uma pesquisa recente comprovou também que os vírus da gripe sobrevivem por mais tempo em ambientes mais secos, aumentando as taxas de transmissão. Como no Brasil, o inverno é tempo de seca… Pra piorar, no frio a gente fica por mais tempo em ambientes fechados. Ou seja, um que pega gripe passa o vírus facilmente pra um bocado de gente.
Mas sem desespero: gripe sempre existiu e vai continuar existindo. O jeito é tomar alguns cuidados básicos como tomar vacina quando o inverno se aproxima, manter uma alimentação saudável para não deixar a resistência do organismo cair e lavar bem as mãos pra evitar o contágio (uma pessoa protege o espirro com a mão e logo depois abre a porta. Você, que vem atrás, pega na mesma maçaneta e, em seguida, come uma maçã com a mão contaminada. Percebeu porque se fala tanto em lavar as mãos?) .
0 comentários:
Postar um comentário