sábado, 25 de junho de 2011

Bebês e Alergias Alimentares


Os primeiros casos de alergia alimentar foram relatados na Europa no início do século XX e nos anos 40 foi reconhecido por médicos em todo o mundo. Alergias alimentares são mais comuns na infância, durante os primeiros anos de vida, quando a criança é confrontada pela primeira vez aos alimentos potencialmente alergênicos e só então começa a criar os mecanismos de tolerância imunológica.

Leite e ovos, junto com peixes são os principais alérgenos alimentares durante a infância. Esta afirmação é feita pelos resultados de um estudo da Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica (SEAIC) determinou que os alimentos mais comumente implicados em alergias deste tipo em menores de 5 anos é 82% o leite, seguido de ovo com 76% e 50% de peixes. Outros alimentos que podem causar alergias em crianças são: amendoim, nozes, soja.

O leite materno não é estranho para o corpo do bebê, o leite materno não causa alergias. Muito pelo contrário, o leite é rico em imunoglobulinas do tipo A, que são anticorpos contra alergias e infecções, especialmente gastrointestinal, uma vez que aumentam a impermeabilidade da parede intestinal, impedindo a passagem de um maior número de alérgenos no sangue .

0 comentários:

Postar um comentário