terça-feira, 5 de abril de 2011

Diet x Light


Nos dias de hoje, é fácil você encontrar em mercados, homens e mulheres a procura de alimentos diet e light, de diferentes faixas etárias.
Para muitos, manter a boa forma é importante, assim como ter uma vida mais saudável com uma alimentação equilibrada também.
O termo “diet” pode ser aplicado a alimentos destinados ao controle de peso. Significa que o alimento ou bebida foi modificado. Sendo assim, um alimento que não contém açúcar, mas que apresenta uma grande quantidade de gorduras é considerado diet. Por isso, fique atento!
A maioria dos consumidores acredita que os alimentos dietéticos possuem baixo valor calórico e, portanto, são permitidos para as pessoas que precisam ou desejam emagrecer.
Já o termo light deve ser empregado aos produtos que apresentam uma redução de no mínimo 25% em determinado nutriente ou caloria quando comparado ao produto convencional. Como, por exemplo, o creme de leite light, o sorvete light, o peito de peru light, etc.
Alguns alimentos light conseguiram a redução das calorias através da substituição do açúcar pelo adoçante e, portanto, são diet e light ao mesmo tempo, como é o caso dos refrigerantes.
O importante antes do consumo destes alimentos é verificar no rótulo o número de calorias que cada um contém e verificar se atendem ou não às suas necessidades.

Quem deve consumir:

Diet?
Pessoas que apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas, como diabéticos e hipertensos.


Light?
Pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou quantidade reduzida de algum nutriente.

0 comentários:

Postar um comentário